quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Regulamento do 14º Salão dos Novos de Joinville

14º SALÃO DOS NOVOS

O Salão dos Novos foi instituído pela lei no. 1863 de 23 de abril de 1982. Uma realização bienal de enfoque na produção da Arte Contemporânea, tem por filosofia um espaço de revelação do artista. Promove o estímulo para o desenvolvimento do processo criativo da produção em Artes Visuais, junto de um fator facilitador no ingresso do artista selecionado para o panorama da Arte Contemporânea em nível nacional, e no desenvolvimento técnico e crítico do ambiente da Arte.

R E G U L A M E N T O

1. OBJETO

1.1 Constitui objeto do presente edital a seleção de trabalhos artísticos que participarão do 14° Salão dos Novos de Joinville, evento bienal de artes visuais coordenado pela Prefeitura Municipal de Joinville e Fundação Cultural de Joinville, por meio da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew. O Salão será realizado entre os dias 29 de janeiro de 2010 a 28 de março de 2010, na Cidadela Cultural Antarctica, MAJ - Anexo I, em Joinville, SC.

INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição para o 14º Salão dos Novos de Joinville ocorre entre os dias 1 de outubro a 16 de novembro de 2009.

2.2 Podem se inscrever artistas radicados no Brasil que aceitem os termos do presente regulamento e atendam as seguintes condições:

a) Não ter realizado exposições individuais em espaços oficiais e

b) Não ter recebido prêmio decorrente de participações em salões oficiais.

2.3 A inscrição é gratuita e deverá ser feita em ficha própria, fotocopiada ou impressa, acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o preenchimento completo da ficha de inscrição, digitada ou em letra de forma legível, acompanhada de memorial descritivo detalhando a proposta. Não serão aceitas obras no ato de inscrição.

2.4 Cada artista terá direito a uma única inscrição, podendo inscrever até 3 (três) propostas, e, somente serão aceitas na linguagem de arte e tecnologia.

2.5 Devido a abrangência da produção em arte e tecnologia, consideram-se inseridos trabalhos nas seguintes linhas:

a) animação
b) arte com celular
c) arte e ciência
d) arte em rede
e) filme
f) instalações sonoras
g) mídias locativas
h) trabalhos efetuados com uso de aplicativos de computação gráfica
i) trabalhos dirigidos a alcance midiático (internet)
j) videoarte
k) videoinstalação
2.6 Para trabalhos realizados em grupo, o representante não poderá estar inscrito individualmente e o nome de todos os participantes deverá constar no dossiê.

2.7 O dossiê deverá ser impresso, contendo currículo artístico e memorial descritivo da(s) proposta(s). No memorial deverão ser apresentados imagens (do projeto ou da obra executada, conforme o caso) bem como dimensões e material utilizado.

2.8 As propostas em animação, filme, instalação sonora, vídeoarte e videoinstalação deverão encaminhar, além do descrito no item 2.7, CD’s ou DVD’s contendo as mesmas.

2.9 O artista selecionado poderá contar com equipamentos eletrônicos, convencionais (projetores multimídia de 1800 lumens, computadores desktop (Celeron 2.0, placa de vídeo onboard 256 Mb, memória RAM 1Gb), dvd players e TV’s disponibilizados pela Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, para a exibição de suas obras.

2.10 As inscrições e dossiês deverão ser entregues pessoalmente ou remetidos (preferencialmente por SEDEX ou serviço similar) para:

14º Salão dos Novos de Joinville
Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew
Rua Dona Francisca, 800
89221-000 - Joinville – SC

2.11 Os dossiês deverão vir acompanhados de um envelope vazio e selado, com selos no mesmo valor gasto ao enviar o material. Condição para posterior devolução.

2.12 Os dossiês dos artistas selecionados não serão devolvidos.

3. SELEÇÃO

3.1 - A seleção será realizada em etapa única por uma comissão curadora composta por três profissionais de notório conhecimento na área de artes visuais.

3.2 - A comissão curadora se reunirá nos dias 18 e 19 de novembro de 2009 na sede da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew a rua Dona Francisca, 800, para proceder as avaliações e seleção das propostas inscritas.

3.3 – A comissão curadora selecionará propostas de até 15 (quinze) artistas, após análises de todos os dossiês inscritos.

3.4 - Dentre os critérios de avaliação serão considerados o mérito artístico, a qualidade da proposta e sua consonância com a linguagem da arte e tecnologia.

3.5 - O resultado da seleção será publicado em jornal local de grande circulação, bem como divulgado através da imprensa, internet e por correio.

3.6 – Cada proposta selecionada receberá título de pagamento no valor bruto de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

3.7 – Recomenda-se que as inscrições encaminhadas nos últimos dias do prazo, sejam remetidas via SEDEX ou serviço expresso similar, para garantir o recebimento e avaliação da comissão curadora.

3.8 – Inscrições que chegarem posteriormente à data de seleção, não serão avaliadas.

5.TRANSPORTE E MONTAGEM

4.1. Os artistas selecionados que apresentaram instalações, poderão orientar ou acompanhar pessoalmente a montagem das mesmas entre os dias 20 e 27 de janeiro de 2010. Na ausência do artista a montagem será efetuada pela equipe da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew orientada somente pelo projeto detalhado enviado no ato da inscrição.

4.2. As obras selecionadas serão identificadas conforme informações da ficha de inscrição enviada pelo artista.

4.3. Para transporte das obras ou componentes, recomenda-se que estes sejam acondicionados em embalagens resistentes (caixas de madeira ou similares), já que as mesmas serão utilizadas para devolução.

4.4. O órgão promotor fica isento de qualquer responsabilidade por eventuais danos ocorridos às obras durante o transporte das mesmas.

4.5. A devolução das obras selecionadas dos artistas não residentes em Joinville será realizada com frete a cobrar. Caso o artista tenha uma transportadora de preferência, deverá informar a comissão organizadora antes do encerramento do Salão.

4.6. Os artistas selecionados residentes em Joinville ou os que solicitarem a retirada pessoalmente, deverão fazê-la no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis após o encerramento do Salão. Ultrapassado esse período, a Galeria dará a elas o destino que melhor lhe convier.

4.7. O conceito da montagem da exposição, será responsabilidade exclusiva da comissão curadora.

4.8. Equipamentos e materiais especiais necessários à apresentação das obras, e não disponíveis na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (item 2.9) deverão ser fornecidos pelo artista, sendo de sua responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

4.9. A voltagem do espaço expositivo é de 220V. A rede internet wireless está disponível para o uso das obras.

4.10. Artistas selecionados com performance ou happening arcarão com todas as despesas e deverão apresentar o trabalho na abertura do Salão.

5.DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. Os artistas deverão comunicar ao órgão promotor, eventual mudança de endereço.

5.2. As obras selecionadas não poderão ser retiradas antes do encerramento do Salão.

5.3. Ao se inscrever, o artista autoriza os organizadores a utilizar as fotografias e reproduções de suas obras para fins de divulgação, promoção e reprodução em catálogo, por tempo indeterminado, sem qualquer ônus à instituição promotora.

5.4. A comissão organizadora tomará medidas para resguardo das obras, entretanto, o artista poderá optar em fazer seguro das mesmas contra riscos de qualquer natureza.

5.5. Ao se inscrever, o artista declara estar ciente e de acordo com todos os termos deste regulamento.

5.6. Cópia deste regulamento, bem como informações e esclarecimentos, serão prestadas pela organização do 14° Salão dos Novos, no endereço mencionado no item 2.10 ou pelo telefone (47) 3433 2266 ramal 29, de segunda a sexta das 8h as 12h e das 14h as 17h.

5.7. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do 14º Salão dos Novos de Joinville.


CRONOGRAMA

Inscrições: 1 de outubro a 16 de novembro de 2009
Seleção: 18 e 19 de novembro de 2009
Divulgação do resultado: A partir de 30 de novembro de 2009
Recebimento do material das obras ou componentes selecionadas: de 11 a 18 de janeiro de 2010
Montagem: de 20 a 27 de janeiro de 2010
Abertura: 28 de janeiro de 2010, às 20 horas, MAJ anexo I – Cidadela Cultural Antarctica – Rua XV de Novembro, 1383
Exposição: 29 de janeiro de 2010 a 28 de março de 2010
Devolução das obras: de 30 de janeiro a 9 de abril de 2010





FICHA DE INSCRIÇÃO

Inscrição Nº _________________________________________ _____(Não prencher)
Nome Completo ________________________________________________________
Nome para o catálogo ___________________________________________________
Endereço _____________________________________________________________
Nº________________aptº________________________________________________
Bairro __________________________________CEP__________________________
Cidade ________________________________Estado _________________________
Fone ( ) _________________________Cel ( ) ____________________________
E-mail _____________________________________________
CPF _______________________________ RG ______________________________
Banco _______ Agencia _______ Conta Corrente _____________________________


_________________________________________________________
Assinatura do Artista

DATA: ____ / ____ / ______.

Obs: Não é necessária a ficha original, basta preencher, imprimir e assinar os dados constantes a baixo.

2 comentários:

  1. Porque é tão mal divulgado este evento em Joinville?!?! Nossa, esbarrei por acaso neste Blog!?! Tenho um grande interesse neste assunto, até pelo fato de ser um desenhista e conhecer pessoas com trabalhos artísticos incríveis, que estão se consumindo com suas criações, trancadas nas gavetas do armário!Se possível me enviar informações, meu e-mail é, sthocko@hotmail.com! Valeu...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que será um ótimo evento, mas concordo com o post acima, que é muito mau divulgado o evento!

    vangelislopes@hotmail.com
    Designer 3d - Finalizador de Vídeo

    ResponderExcluir